Além desse texto, você pode conferir e saber mais sobre essa síndrome através do vídeo que gravamos, explicando de forma dinâmica o assunto.
Assista abaixo:
A síndrome do intestino irritável é uma disfunção intestinal, ocasionando diarréia, constipação crônica ou a alternância das duas, não há regulação do aparelho digestivo. Se a pessoa passa mais de 3 meses com essa condição, ela pode ser considerada portadora da síndrome. Como prova clínica, essa ligação entre a mente e o corpo se dá através do intestino porque, quem se apresenta com mais ansiedade e depressão tem mais diarréia,e as pessoas com mais constipação, apresentam um caráter de irritabilidade, impaciência e intolerância. Reparou?
O que normalmente acontece é que a maioria das pessoas que sentem tais sintomas, e procuram por um serviço de saúde, procuram de forma separada, fracionada, veja: Você foi ao médico para reclamar de uma dor somente do seu intestino? saiu de lá com a solução somente para essas queixas? e como ficou os sintomas mentais e emocionais? de certa forma eles foram abstraídos dessa entrevista.
Quando se trata de saúde mental, não é diferente. O tratamento se dá ao foco somente da queixa relatada, que muita das vezes não fazem ligação à mente e ao corpo. Entenda, as duas manifestações físicas e mentais, estão dentro de uma mesma síndrome.
Por isso, a saúde física e mental devem ser tratadas juntas, de maneira nutricional e alimentar. A nutrologia faz exatamente essa união, cuida das pessoas em vários caminhos, que chamamos de eixos, eixo-intestino cérebro, eixo-intestino fígado, eixo-intestino coração, eixo-intestino pele. Diversos eixos que permitem ser guias ideais para ganhar o controle do corpo, da mente, do intestino e da saúde em geral.
Dessa forma, seguimos o que o pai da medicina ocidental, Hipócrates, conceituou, fazendo do alimento o nosso remédio e do remédio, o nosso alimento.
Para entender mais sobre os alimentos serem os melhores remédios, leia nossos outros posts e nos siga em nossas redes sociais.